Colonoscopia

shutterstock_1025461768 (1).jpg

A colonoscopia é um exame do intestino grosso, parte final do delgado e do reto. O procedimento é indicado para investigação de pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações no órgão, sendo um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto. O exame também pode ser indicado para diagnosticar as causas de mudanças no hábito intestinal, dor abdominal, sangramentos e perda de peso, por exemplo.

O procedimento é rápido - cerca de 20 minutos - e feito mediante sedação e anestesia. portanto, é totalmente indolor. O médico introduz pelo canal anal o colonoscópio, um tubo longo e flexível com uma câmera na ponta. Durante a avaliação, o médico pode realizar procedimentos como uma biópsia para colher fragmentos da mucosa intestinal; uma polipectomia, que é a retirada de pólipos que podem evoluir para um câncer; ou aplicar medicamentos e fazer cauterizações. 

A preparação do exame geralmente inclui uma dieta bastante restrita, uso de laxantes e consumo água.  As orientações médicas variam de acordo com o caso clínico de cada paciente.

Faça o agendamento online.
É fácil e rápido.